segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Bolo Rei alemão ou Weihnachtsstollen mit Marzipan
Ingredientes:
50gr de passas e corintos
40gr de laranja e limão cristalizados (facultativo)
4 colheres sopa de rum
140gr manteiga
350gr farinha
1 pacotinho de fermento padeiro
40gr açúcar
1 saqueta de açúcar baunilhado
Sal q.b.
1 limão - raspa
2 ovos
150gr amêndoa lascada
100dl de leite
manteiga para barrar q.b.
açúcar em pó para polvilhar q.b.
Misturar as passas, corintos e frutas cristalizadas (depois de lavadas e secas) e deixar de molho no rum durante a noite. Derreter a manteiga. Misturar a farinha, o fermento, o açúcar, o açúcar baunilhado, uma pitada de sal e raspa da casca do limão. Bater os ovos com a amêndoa, a manteiga, e adicionar o leite morno. Por fim, amassar à mão. Deixar levedar em sítio quente por pelo menos duas horas. Com as mãos, misturar a fruta pré embebida no rum com a massa. Deixar a massa levedar novamente por mais duas horas. Depois de levedada, dar forma oval à massa e fazer uma depressão no centro da massa com o rolo de cozinha. Dobrar uma parte da massa ao meio, até à depressão. Colocar o Stolen num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 175 graus (ventilado) ou 150 gruas (gás). Cozinhar por cerca de uma hora. Depois de cozido, barrar imediatamente com manteiga derretida e polvilhar com açúcar em pó. Repetir este procedimento até o Stolen apresentar uma grossa cobertura branca.
Com recheio de massapão:
Fazer um rolo com o maçapão e colocar na depressão feita como rolo de cozinha na massa do Stolen. Dobrar uma parte da massa por cima do maçapão, pressionar levemente as bordas e levar ao forno seguindo os procedimentos já descritos.
Dica: quanto maior o Stolen, melhor e mais suculento será por isso pode dobrar a receita. Aumente cerca de 30 minutos ao tempo de cozedura no forno. Pode tapar o Stolen com papel vegetal para que não escureça ou queime por cima. Também pode em vez da fruta seca utilizar pedacinhos/cubinhos pequenos de barra de chocolate de culinária, fica muito bom e procede-se da mesma forma que as frutas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ana obrigado por estas palavras de força, carinho e de algum ânimo, que por vezes me falta!!
ResponderEliminarTodos nós dentro de um grupo, criamos mais aproximidade com determinadas pessoas do que com outras.
Independentemente de haver muita ou pouca aproximidade entre nós, quero lhe dizer que acho a Ana uma batalhadora, uma pessoa determinada dos seus objectivos, por mais difícil que seja o caminho vai lá chegar, muito paciênte com algumas pessoas e amiga do seu amigo.
Sei que há coisas que faço, que digo, e a forma como hajo em determinadas situações, que cria alguma antipatia pela minha pessoa. Infelizmente não existe perfeição.
Mais uma vez, obrigada, muita sáude, paz e amor,
Ana.
Beijinhos
HUMMM... QUE DELÍCIA... TAMBÉM QUERO!
ResponderEliminar