Floresta Negra

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Torta de Laranja


Ingredientes:


350 g de açúcar
• 1,5 dl de sumo de laranja
• raspa de 1 laranja
• 8 ovos
• 1 colher (chá) de farinha de trigo
• 80 g de manteiga derretida
• papel vegetal
• margarina para barrar o tabuleiro

Confecção:

Misture o açúcar com a farinha, a raspa de laranja e o sumo. Junte os ovos, ligue muito bem até estar o açúcar desfeito, sem bater demais para não ganhar espuma. Junte a manteiga derretida e misture bem. Deite a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e bem untado com margarina. Leve a cozer em forno bem quente durante 20 minutos. Verifique. Retire do forno e vire o tabuleiro com cuidado sobre um pano polvilhado com açúcar. Enrole a torta e deixe arrefecer. Pode recheá-la com doce de marmelo. Fica excelente! Bom apetite!

domingo, 7 de novembro de 2010

Feliz Aniversário!

Caro colega e amigo Luís,

Esta postagem é dedicada apenas a ti neste dia tão especial, dia 8 de Novembro!
Para te arregalar os olhos e deixar-te, antepadamente, com água na boca, aqui deixo-te uma amostra da minha prenda de aniversário para ti!!!! (eh! eh! eh!)

Disfruta bem este dia com muito amor, saúde e alegria junto de todos aqueles que mais amas!
Desejo-te tudo de bom e felicidade!


"A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida."



Parabéns e que contes por muitos e muitos anos!!!



Beijinhos,



Ana, Nuno & Cristiana

sábado, 6 de novembro de 2010

Bolo de Castanhas


Ingredientes:

370 gr de castanhas cozidas e passadas
225gr de açucar
200 gr de margarina
150 gr de farinha
8 ovos

Cobertura:

220 gr de chocolate em pó
1,5 chávena de leite
3 colheres de sopa de açúcar
Maizena q.b.

Preparação:

Bater as claras em castelo e guardar, misturar as gemas com o açúcar e a margarina e bater muito bem até ficar um creme esbranquiçado. Verter o creme de castanhas e depois a farinha e continuar a mexer durante 5 minutos. Envolver com a colher de pau as claras e verter para dentro de uma forma previamente untada e levar a forno brando durante +/- 45 minutos. Entretanto faça a calda de chocolate para barrar o bolo. Barrar o bolo ainda quente.

São Martinho*São Martinho*São Martinho

11 de Novembro
Dia de São Martinho


No dia de São Martinho
Muitas castanhas vamos comer
O porco vamos matar
E o vinho vamos beber.
.
Castanhas quentinhas
Ao lume a estalar
Nós vamos comê-las
Até nos fartar.
.
Comer castanhas
E beber vinho
São tradições
Do dia de São Martinho.

Dia de São Martinho





Magusto

Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho.
Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água-pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre... Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do Dia de São Martinho, ou mesmo o que é a água-pé...
Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que:


"…num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso."

É o chamado Verão de São Martinho!
O costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro. A água-pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool.
Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho".